quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Nutrição: 8 trends


As palavras chave na área da nutrição são a saúde e o bem-estar!


Este ano as principais tendências da nutrição parecem ser indicadas pelo nascimento de novos produtos nas seguintes áreas:


» Propriedades digestivas
Os alimentos com propriedades digestivas têm-se tornado num caso de sucesso dentro da área dos funcionais.


» Fruta & Superfruta
As frutas são consideradas a ligação perfeita com um estilo de vida saudável. A subida das vendas de fruta, sumos de fruta natural e smoothies demonstra a procura crescente de alimentos saudáveis (com especial destaque para os antioxidantes).

» “Saúde natural”
A saúde natural é muito fácil de comunicar e dos consumidores compreenderem, oferecendo aos consumidores benefícios como: sem gluten, lactose, aditivos artificiais, açúcar; ou a sua naturalidade e origem biológica.

» Beauty foods
Estes alimentos estão a ganhar terreno na vida dos consumidores. Águas que expandem o seu negócio para tornar a pele bonita (Ex. Aquafina), ou iogurtes com finalidades terapêuticas (Essencis da Danone). Em 2008 esperamos o chá Lumae que ajuda a cuidar da pele (associação da L´Óreal e Coca-Cola).

» Controlo de peso
Esta tendência foca dois tipos de alimentos: aqueles que saciam o apetite ou que ajudam a queimar as gorduras/calorias.
Neste momento estão a ser estudados novos ingredientes como a Hoodia gordonii (Unilever possui a licença para explorar esta planta africana que pareçe saciar o apetite) ou o chá verde (que funciona como queima-calorias, já utilizado na bebida Enviga da Coca-Cola)

» Mood food
Estes alimentos são principlamente usados para o desenvolvimento do cérebro, o sono ou o stress. Já existem alguns chás que se posicionam neste benefício: possuem geralmente um aminoácido L-theanine, que parece reduzir a tensão. Assim como o omega-3 DHA que está a ser utilizado em produtos alimentares infantis.

» Premiumização da saúde
Esta é provavelmente a maior tendência na área do bem-estar e da saúde, pois cada vez mais os consumidores preocupam-se com a compra de alimentos com qualidade, assim como alimentos tradicionais, e gourmet.
Mesmo assim, os consumidores necessitam ver uma combinação de atributos – conveniência, saúde e não esquecer um marketing inteligente!

» Healthy snacking
Os snacks tem mostrado múltipla fragmentação. Hoje são simplesmente uma quarta refeição, ou um alimento de substituição de refeições, uma bebida ou um snack para qualquer ocasião. Os sabores e as ocasiões de consumo são cada vez mais diversificadas.
Ex. As batatas fritas da Flat Earth (PepsiCo) possuem sabores de fruta e vegetais.

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