terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

M+C= Ligação Emocional

Parece que a publicidade vive à luz das dissertações do famoso neurofisiologista António Damásio. Porquê? Na verdade, as interrogações do tipo "será que seguimos um caminho mais racional ou emocional?" são constantes na hora de apresentar um brief num trabalho de planeamento estratégico.

Pois António Damásio já defendeu no seu livro "Erro de Descartes" que a razão pura não existe: nós pensamos com o nosso corpo e as nossas emoções. E afinal de contas quando pensamos nisto, é fácil concordar. Todos as emoções, objectos, marcas suscitam algum tipo de emoção, seja boa, má ou mesmo indiferente, é isso que nos faz ou não gostar delas, ou simplesmente ignorar.

Parece que o Marketing e a Publicidade encontrou aqui a sua forma de comunicação. É pena, muitas vezes saber o seu nome, mas não saber lidar com ela! A ambicionada ligação emocional é a forma de criar um laço resistente e durador entre o consumidor e a marca e são as emoções vividas e proporcionadas por estas marcas que marcam fortemente esta relação. É o caso da empresa A vida é Bela, que proporciona a vivência de experiências e reforça laços emotivos, fazendo com que as marcas sejam inesquecíveis.

E se a criação deste laço é tão importante torna-se essencial conhecer alguns passos antes de delinear objectivos tão fortes como é a aproximação emocional com a audiência: Conhecer o consumidor torna-se a essência, saber o que gosta, conhecer as suas preocupações, onde passa os seus tempos livres, com quem gosta de estar... ( Muitas vezes quando faço descrições de target, basta colocar-me "na pele" do consumidor para compreender os seus desejos e as suas ambições).
A partir daqui é só começar a pensar naqueles "pontos" que possam despertar emoções fortes, que sejam imemoráveis ou simplesmente surpreendentes e que gerem uma relação positiva com a marca. Note-se que esta relação positiva nem sempre tem de ser evocada por argumentos positivos, basta que a audiência se identifique com eles.

Por último deixo aqui uma campanha argentina da Aquarius, que chega de forma emocional junto dos "seres humanos" utilizando uma famosa rádio de doentes mentais - La Colifata.

Enjoy :)

http://www.laeraaquarius.com/muypronto/index.html
http://www.youtube.com/watch?v=VqirsoaII7o

Sem comentários: